Jangada de Pedra

No livro a "Jangada de Pedra" o escritor José Saramago imagina uma estranha viagem em que a Península Ibérica se desloca pelo Atlântico fora; apenas imaginação? O diálogo que se estabelece entre o escritor e o cientista acaba por se revelar a inesperada e maravilhosa história geológica de Portugal.

 

 

 

 

 

À Descoberta do Mármore

Por que há mármores no Alentejo?
A partir desta questão desenrola-se uma viagem agitada e inesperada que nos leva das pedreiras aos rios, passando pelos fundos oceânicos e pelas profundezas das cadeias de montanhas.

 

 

 

 

 

Porque se partem as coisas

Diariamente assistimos à quebra de objetos.
A compreensão dos mecanismos que controlam o processo de fracturação ajuda-nos a perceber melhor, não só o mundo que no rodeia, mas também o funcionamento do nosso planeta, onde as falhas aparecem como uma das principais estruturas superficiais resultantes da dinâmica do nosso planeta.

 

 

 

Portugal de antes da História...

Firme como uma rocha diz a tradição popular referindo-se a algo que é "eterno" e "imutável". Nada mais enganador... A acumulação de eventos, à escala do milímetro por ano, durante a imensidão do tempo geológico torna efémera e transitória qualquer situação. Este aspecto ganha proporções inesperadas quando aplicado a 600 milhões de anos da evolução de Portugal.

 

 

 

 

 

DVDs Científicos

 

 

 

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now