top of page

As Nações Unidas assinalam o dia 20 de Dezembro como o Dia Internacional da Solidariedade Humana. Na sua Declaração do Milénio, a solidariedade é reconhecida como um dos valores fundamentais das relações internacionais no século 21.

A atual Agenda de Desenvolvimento Sustentável coloca as pessoas e o planeta no centro. O conjunto de ações para resolver desafios globais é sustentado pelos direitos humanos e pela parceria global para retirar as pessoas da pobreza, da fome e livrá-las das doenças.

Pessoas e o planeta

ta

Segundo a ONU, o Dia Internacional da Solidariedade Humana é uma ocasião para celebração da unidade na diversidade, e um dia para lembrar aos governos que devem respeitar os seus compromissos com os acordos internacionais.

Com o crescimento das desigualdades em todo o mundo, o fortalecimento da solidariedade torna-se ainda mais necessário.

Para a Assembleia Geral da ONU, que estabeleceu o Dia Internacional em 2005, a promoção de uma cultura da solidariedade e o espírito do compartilhar são importantes aliados para derrotar a pobreza.

[texto das Nações Unidas]

 

Imbuído dos valores fundamentais da referida Declaração do Milénio, o Centro Ciência Viva de Estremoz celebra o Dia Internacional da Solidariedade Humana com eventos e atividades ao serviço da comunidade do Alentejo.

Viver uma aventura com a Ciência é a proposta do CCVEstremoz para celebrar o Dia Internacional da Solidariedade Humana colocando as pessoas e o planeta no centro do seu programa. Sob o lema cuida quem ama e ama quem conhece o desenvolvimento sustentável será possível quando  nascer do cidadão e este o impuser aos seus governantes. Esta consciencialização e práticas só serão possíveis com cidadãos com cultura científica e tecnológica que lhes permitam escolher preservar a Vida! Conhecer o planeta Terra, o nosso habitat, é imprescindível para pudermos fazer essa escolha!

O CCVEstremoz celebra o Dia Internacional da Solidariedade Humana promovendo um dia de Cultura Científica e Tecnológica junto das crianças e jovens, do Alentejo em contexto de vulnerabilidade, promovendo a sua inclusão social através de experiências imersivas de ensino informal para a celebração da unidade na diversidade.

De entre exposições interativas…  viagens ao centro da Terra…  viagens pelo Sistema Solar…  ver os planetas da galáxia a 360º… fazer uma viagem galáctica num planetário…  fazer inúmeras e divertidas experiências de física, química e geologia… até ver as placas tectónicas a mexerem-se na Terra a 360º… estas são algumas das aventuras com a ciência que vão estar disponíveis para compreendermos o mundo que nos rodeia e pudermos dizer EUREKA!

CCVEstremoz bilheteira solidária

Programa de 20 de Dezembro de 2023

09:30         o CCVEstremoz dá-te as boas vindas

10:00         vem VIVER uma aventura com a Ciência!

12:00         o almoço

14:00         a aventura científica continua!

17:00         o lanche

17:30         regresso a casa

As nossas aventuras com a Ciência

Terra; um Planeta Dinâmico!

Um sistema chamado Terra! O que o torna tão especial? Como se formou? Como evoluiu? Para onde vai? As respostas a estas questões estão ao teu dispor nesta exposição interativa cuja visita será uma grande aventura…

Pedreiras de mármores de Estremoz, uma viagem ao interior da Terra!

A visita a uma pedreira de mármores de Estremoz, em laboração, vai permitir compreender os processos que dão origem à formação destas rochas especiais tão utilizadas pelo humanidade.

Vendo o Planeta Terra… nos Ombros de Gigantes!

Esta exposição, aparentemente caótica, onde se misturam roldanas, alavancas, Arquimedes, eletricidade, ciclo hidrológico, zonamento interno da Terra e… tantas outras coisas... é afinal uma forma inovadora de explicar sistemas complexos, como o planeta onde vivemos, através de atividades experimentais que nos levarão a dizer EUREKA!

Escola CCVEstremoz

O método científico e a diversão são o nosso mote de aprendizagem! Tendo por base o curricula das matérias de Estudo do Meio, Português e Matemática, o projecto educativo da Escola CCVEstremoz foi desenvolvido tendo em conta a transversalidade, a interdisciplinaridade e o ensino experimental das ciências em sala de aula e nas prática ao ar livre. O nosso lema é: Saber Fazer em Sociedade com experiências imersivas.

Sistema Solar à Escala do concelho de Estremoz

Quando numa noite límpida olhamos para o céu tomamos consciência de um Universo em que o nosso planeta é apenas um de entre uma infinidade de astros. Mas qual a verdadeira dimensão desse vazio? Os números envolvidos são de tal modo grandes que perdem o significado. O Sistema Solar à escala do concelho de Estremoz permite-nos compreender a imensidão do Universo onde vivemos.

Planetário

O Universo na minha cabeça

O planetário é uma ferramenta pedagógica muito útil na abordagem da Astronomia em contexto escolar. Neste nível de escolaridade torna-se importante abordar novos temas como, brilho e distâncias das estrelas, hemisférios, latitude e longitude, cores e temperatura das estrelas, a importância da estrela polar, as constelações e as estações do ano, a eclíptica e as constelações do Zodíaco. No planetário estes temas podem ser desenvolvidos em ambiente interativo.

Observatório José Mariano Gago

Vejo o Universo a 360º

Sem dúvida, um dos grandes problemas que se coloca aos jovens na compreensão de alguns dos processos que ocorrem no nosso planeta, é a dificuldade em visualizar a 3 DIMENSÕES os esquemas bidimensionais que observam nas aulas e nos livros. Este facto, agrava-se quando o objetivo é perceber, por exemplo, a evolução das placas tectónicas ao longo de períodos que se medem em milhões de anos. Com o novo espaço do CCVEstremoz, único em Portugal, esta dificuldade deixa de existir! A possibilidade de projetar todos estes esquemas numa enorme esfera com cerca de 2 metros de diâmetro, constitui uma nova forma de aprendizagem muito mais eficiente.

bottom of page