Logo XV Congresso Nacional Cientistas em Ação

XV Congresso Nacional

Cientistas em Ação

As ciências e as tecnologias atingiram nos dias de hoje, um papel fundamental na sociedade. Revela-se essencial que os cidadãos criem e desenvolvam hábitos e competências no campo das ciências experimentais e das tecnologias, áreas por excelência, onde se manuseiam materiais, aprendem técnicas e se verifica como os processos naturais se desenvolvem.
 

As atividades práticas tendem a ocupar um lugar de destaque e insubstituível, exigindo um espaço próprio nos currículos de ciências. A sua utilização é vista como uma estratégia importante e necessária de ensino e de aprendizagem.


Com o intuito de reconhecer e privilegiar a troca de experiências e ideias entre os alunos, a sua discussão e a importância fundamental do poder reconhecer-se que afinal podemos estar errados, sem que isso constitua um problema, realiza-se na sua XV edição o "Congresso Nacional Cientistas em Ação”.

Organizado pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, pretende-se com o Congresso Nacional Cientistas em Ação fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre os alunos, professores e cientistas, incentivando a apresentação dessas ideias e observação dos outros, no âmbito da divulgação e comunicação da cultura cientifica e tecnológica.
Com âmbito nacional, pretende-se assim promover o espírito cientifico dos jovens, através da realização de pequenos projetos científicos nos quais o ensino experimental se revela uma prioridade. Terá ainda lugar, a atribuição de apoios vários aos trás melhores trabalhos por níveis de ensino (1º, 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário).
Privilegia-se a comunicação cientifica, a qual o reflexo do trabalho realizado com o professor em sala de aula. Em contexto de Congresso, esta comunicação é apresentada e defendida perante os colegas, investigadores, cientistas e elementos do júri, em painéis e por nivel de escolaridade, à semelhança de um verdadeiro Congresso Científico.

 

 

Mais informações e inscrições