Edita

 

Porque achamos que os livros e os filmes são uma forma de divulgação científica e tecnológica privilegiada, o CCVEstremoz tem vindo a produzir alguns materiais, normalmente integrados em coleções, nos quais se dão a conhecer os processos ativos do nosso planeta.

 

No CCVEstremoz Edita pode encontrar materiais muito diversos desde uma coleção de livros para os mais novos, a "Lê, Pinta e Aprende", uma coleção de DVD´s retratando alguns dos processos geológicos, puzzles científicos, entre várias outras opções. Na nossa newsletter mensal é possível, não só, manter contacto com algumas das novidades científicas mais relevantes da atualidade como também estar a par de todas as nossas atividades.

Conheça os artigos na lista abaixo, ou pelo catálogo, disponível neste ficheiro.

Publicações

O CCVEstremoz disponibiliza um conjunto de publicações que podem ser adquiridas na nossa loja ou através do email geral ccvestremoz@uevora.pt

Lê, Pinta e Aprende

  1. Um coleção direcionada para os mais novos onde estes, através da leitura de pequenas histórias, podem descobrir o funcionamento do nosso Planeta.

  2. História da Gotinha de Água (Video de apresentação)

  3. Terra um Planeta Agitado

  4. Rota dos Vulcões

Sistema Solar à Escala

Plutão está a 5 900 milhões de km do Sol;
a Lua está a 377 000 km da Terra;
Júpiter tem um diâmetro de 142 800 km...

Será que percebemos verdadeiramente estes números?
Estas e muitas mais curiosidades esperam por ti...
A pé, de bicicleta ou de carro percorre em Estremoz um dos poucos Sistemas Solares à escala que existem em todo o Mundo, e compreende melhor o Universo onde vivemos.

Evolução; Portugal de antes da História

Outros Tempos, outros Mundos…
Perceber a Geologia de Portugal é sem dúvida uma tarefa imensa. Em primeiro lugar porque obriga a integrar uma série de conceitos próprios dos vários ramos da Geologia, como por exemplo, a estratigrafia, a petrologia ou a tectónica; (…) pelo seu carácter, este livro pode ser considerado um texto introdutório, não só ao curso de 1º ciclo em Ciências da Terra e da Atmosfera da Universidade de Évora, mas também a qualquer curso de 1º ciclo na área das geociências.

DVD's Científicos

Jangada de Pedra

No livro a "Jangada de Pedra" o escritor José Saramago imagina uma estranha viagem em que a Península Ibérica se desloca pelo Atlântico fora; apenas imaginação? O diálogo que se estabelece entre o escritor e o cientista acaba por se revelar a inesperada e maravilhosa história geológica de Portugal.

À Descoberta do Mármore

Por que há mármores no Alentejo?
A partir desta questão desenrola-se uma viagem agitada e inesperada que nos leva das pedreiras aos rios, passando pelos fundos oceânicos e pelas profundezas das cadeias de montanhas.

Porque se partem as coisas

Diariamente assistimos à quebra de objetos.
A compreensão dos mecanismos que controlam o processo de fracturação ajuda-nos a perceber melhor, não só o mundo que no rodeia, mas também o funcionamento do nosso planeta, onde as falhas aparecem como uma das principais estruturas superficiais resultantes da dinâmica do nosso planeta.

Portugal de antes da História...

Firme como uma rocha diz a tradição popular referindo-se a algo que é "eterno" e "imutável". Nada mais enganador... A acumulação de eventos, à escala do milímetro por ano, durante a imensidão do tempo geológico torna efémera e transitória qualquer situação. Este aspecto ganha proporções inesperadas quando aplicado a 600 milhões de anos da evolução de Portugal.

Material Didático

Puzzle Didático "Dança dos Continentes"

Da Pangeia à atualidade; 200 milhões de anos de Evolução…

Objetivos: Compreender melhor os processos que contribuíram para a fraturação do supercontinente Pangeia e a sua Evolução até à situação atual, nomeadamente a importância da génese de crusta oceânica.

Prensas de Modelação Analógica

As prensas são equipamentos científicos que servem para a modelação analógica de estruturas geológicas. Assim, é mais fácil a compreensão da Tectónica de Placas, pois os processos naturais decorrem ao longo de milhões de anos, em áreas com extensões de vários milhares de quilómetros.

Trata-se de um excelente apoio para quem esteja a lecionar esta matéria ou para os mais entusiastas em Geologia.

Objetivos: Simular a génese de estruturas frágeis – as falhas – em materiais análogos – as areias. Relacionar o tipo de falhas criadas com o ambiente geodinâmico (divergente e convergente).

  • Prensa de Hubbert

Nesta prensa é possível a modelação, em simultâneo, de ambientes geodinâmicos divergentes e convergentes.

  • Prensas de Compressão

As prensas de compressão destinam-se à modelação de ambientes geodinâmicos convergentes ou divergentes e respetivas estruturas.