Logo Ciência na Rua

Ciência na Rua

CIÊNCIA NA RUA Festival Internacional de Ciência e Arte, um evento inédito que ao longo das suas oito edições tem impulsionado a criação de espaços de trabalho e recursos através da realização de laboratórios cientifico-artísticos.

Para o público em geral que não está inserido em nenhum destas áreas, estas parecem-se como pólos opostos, uma conduzida por "data", a outra impulsionada pela emoção.
A realidade é que para os que desenvolvem trabalho neste(s) domínio(s), sabe-se que as semelhanças entre a forma como os artistas e os cientistas trabalham superam as suas diferenças estereotipadas. Ambos são dedicados a fazer as grandes questões colocadas diante de nós:

"O que é verdade? Por que isso importa? Como podemos impulsionar uma sociedade

para a sua evolução?".

A intervenção artística e científica nos espaços públicos torna a cidade de Estremoz um palco para a experimentação e criatividade, onde através da existência deste espaço de criação partilhada, permite-se não só fundamentar, inspirar e melhor conhecer os processos científicos, como também transbordá-los através do Imaginário Artístico, a um mais alargado nicho de público, do que aquele inserido singularmente em cada uma destas áreas.

Sete companhias de diversas áreas das artes cénicas concebem e realizam sete momentos, inspirados na Energia como essência.

Um evento repleto de diversos espectáculos que decorrem no coração da cidade, Rossio Marquês de Pombal, envolvendo teatro de rua, dança música, performance e muitos outros.

" Um cruzamento de movimentos e expressões que posam nas ruas da cidade de Estremoz onde  as descobertas científicas se transformam em poesia visual. Os séculos são agora minutos, o tempo de uma vida, um breve momento." Pedro Domingues Leal

 

Cartaz Ciência na Rua 2007
Cartaz Ciência na Rua 2009
Cartaz Ciência na Rua 2011
Cartaz Ciência na Rua 2013
Logo pequeno centro ciência viva de estremoz