

A edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) para o biénio 2024-2025, com o acrónimo EU-EMBRACES (Empowering Minds: Boosting Research in Citizen Engagement and Schools), oferece uma oportunidade única para que o público conheça o trabalho de cientistas e o impacto que este tem na sociedade.
O projeto assenta nas EU-Missions, nomeadamente, a adaptação às alterações climáticas, a saúde (cancro), a recuperação dos oceanos e águas, os solos e a criação de cidades inteligentes com impacto neutro no clima.
A NEI é um evento que ocorre em várias cidades da Europa, com o objetivo de aproximar os cidadãos da ciência e dos investigadores.
Em Portugal, decorre em 9 locais: Alcanena, Bragança, Braga, Porto, Vila Nova de Foz Côa, Lisboa, Oeiras, Estremoz e Lagos.
Build-up activities

ANTROPOCÉNICO, UMA GRANDE HISTÓRIA!
Até que ponto a ação do Homem alterou os equilíbrios naturais do nosso planeta de uma forma tão intensa e duradoura que teremos entrado numa nova época geológica... o ANTROPOCÉNICO?
Este não é um assunto de resposta fácil e vai muito para além das ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS. O ANTROPOCÉNICO é um tema cuja compreensão obriga ao cruzamento de SABERES de várias áreas... Um tema FUNDAMENTAL num momento em que urge repensar o modo como vivemos... Um tema URGENTE... mesmo MUITO URGENTE!!!
PORTUGAL DE ANTES DA HISTÓRIA
Perceber realmente a evolução geológica de uma região implica necessariamente uma aproximação pluridisciplinar, cruzando a capacidade de observar e interpretar as rochas no campo, com a construção e interpretação de mapas geológicos, alicerçados num conhecimento profundo, não só dos principais processos associados à Tectónica de Placas, mas também sobre a evolução dos continentes e oceanos do passado.
Atividade 1 - PORTUGAL DE ANTES DA HISTÓRIA [20 fevereiro 2025, Stand Up Science, Agrup. Escolas do Bonfim, Portalegre]
Atividade 2 - PORTUGAL DE ANTES DA HISTÓRIA [30 abril 2025, Stand Up Science, Agrup. Escolas de Sines. Sines]
Participa na NEI e compreenderás esta GRANDE HISTÓRIA!
ENERGIA A PEDALAR
Energia a Pedalar permite, de uma forma interativa e divertida, simular a interação entre as fontes de energias renováveis, como o vento e a água, e os equipamentos geradores dessas energias (centrais solares, centrais eólicas, etc.), recorrendo a métodos simples e dinâmicos de aprendizagem, com o uso prático das bicicletas e sensibilização ambiental “minds on” e “feet on”.
Em 2025:
24 de março: Município de Azambuja
3 de abril: Município de Portalegre
5 de junho: Município de Setúbal
26 de setembro: Município de Évora
Evento NEI 2025 - 26 de setembro

1 dia de muitas atividades onde histórias com dinossauros... iguanas e galinhas, se cruzam com exposições onde se juntam arroz, rochas e obras de arte... com conversas com investigadores... com filmes... e... muito mais...
Um conjunto de iniciativas que nos levarão a refletir sobre o momento em que vivemos...
Exposição patente no Centro Ciência Viva de Estremoz
Homo um fazedor de objetos... Uma coleção aparentemente estranha mas... imprescindível para percebermos o que nos trouxe até ao que alguns designam por ANTROPOCÉNICO.
Desde há cerca de 2,6 milhões de anos que nós e os nossos antepassados do género Homo temos vindo a evoluir na Terra demonstrando uma enorme capacidade de criar objetos e de com eles transformar o espaço em que vivemos. Uma evolução surpreendente que nos trouxe das toscas ferramentas do Paleolítico até às viagens espaciais... mas também à internet, ou à inteligência artificial... Uma evolução que nos levará sem dúvida a um futuro difícil de imaginar no presente pois, esta tem sido uma constante de toda a evolução. Um futuro que tem sido o resultado da acumulação de esforços individuais e/ou coletivos, por vezes pensados, outros fruto do acaso. Um futuro tantas vezes temido, pois não é fácil encarar o desconhecido e haverá sempre um velho do restelo...
Que promessas de reinos, e de minas
D'ouro, que lhe farás tão facilmente?
Que famas lhe prometerás? que histórias?
Que triunfos, que palmas, que vitórias?
Os Lusíadas, canto IV
O nosso presente surge, pois, como o acumular de todos estes passados que foram deixando um lastro variado de objetos que se foram acumulando a um ritmo que tudo indica ser impossível de sustentar e, com o qual fomos transformando o nosso planeta. Uma transformação tão intensa que começamos a perceber que teremos dificuldade em aqui viver.


Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.