Logo Dia do Geólogo

Dia do Geólogo

Sabe quantos barris de petróleo são consumidos em Portugal por dia?
Sabe qual a contribuição da Indústria Mineira para o PIB português?
Sabia que no interior da Terra existe uma camada constituída por Ferro e Níquel?
E já agora...
Fica a saber que em 2015 se comemorou o centenário da Teoria da Deriva dos Continentes!

Por forma a dar resposta a estas e muitas outras questões, celebra-se a profissão de geólogo, no consagrado “Dia do Geólogo”.
Mas, então, o que fazem os geólogos e qual a sua importância na nossa sociedade?
Os geólogos desempenham um papel fundamental na pesquisa de conhecimento sobre o funcionamento do planeta Terra; Estes contribuem, por exemplo, para a exploração de Recursos Energéticos, a base do desenvolvimento das nossas indústrias e sociedade; Recursos Minerais, fundamentais para as novas tecnologias; Recursos não-metálicos, essenciais para a construção civil; Recursos hidrogeológicos, vitais para as nossas vidas. Outras das suas funções passam pela minimização de riscos geológicos provocados por sismos, vulcões, cheias, deslizamentos de terras ou contaminação de solos e aquíferos; Analisado o seu âmbito de intervenção, constatamos que a sociedade com os bens materiais como conhecemos, em parte, tem vindo a ser suportada com o trabalho e investigação realizado no âmbito das geociências!

O Dia do Geólogo realiza-se sob a égide da Sociedade Geológica de Portugal e da Associação de Geólogos de Portugal e, conta, igualmente, com a participação de diversas entidades. Ao longo do dia que se alargará ou não com o fim-de-semana, dependendo da data em si, em Estremoz serão realizadas diversas atividades, disponíveis para público geral, na tentativa de sensibilização e valorização deste profissional, bem como, para clarificar a importância desta área das Ciências.

                                                                                                   

 

por Centro Ciência Viva de Estremoz