top of page

Registration

The action will only take place when the minimum number of 8 participants is reached.

Enrollment does not exempt you from consulting the Training Center's Annual Training Plan for the current academic year.

Pre-School, 1st Cycle » form

3rd Cycle and Secondary Education:

  • From Plate Tectonics to the Evolution of Life »  form

Portugal Before History; 600 million years of evolution » more information and form 

Ações de Formação

 

Por entender que a atividade dos professores do ensino pré-Universitário é absolutamente fundamental para o desenvolvimento dos jovens e, por conseguinte do país, e que é extremamente importante a sua actualização ao longo da vida, desde 2005 que o CENTRO CIÊNCIA VIVA DE ESTREMOZ (CCVEstremoz) tem vindo a coordenar e implementar dezenas de cursos de formação de professores envolvendo um total de mais de 1500 formandos.

Dando continuidade ao trabalho que temos vindo a realizar, para 2024 preparámos três formações, que apesar de diferentes, continuam a apostar na compreensão abrangente e pluridisciplinar dos sistemas terrestres.

Os temas destas novas acções foram escolhidos de modo a procurar mitigar carências e dúvidas que nos têm vindo a chegar por parte dos professores. O formador em todas as acções será Rui Dias, docente da Universidade de Évora e coordenador científico do CCVEstremoz.

1.

DA TECTÓNICA DE PLACAS À EVOLUÇÃO DA VIDA E... À EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DE PORTUGAL

Dias 15 e 16 de junho no CCVEstremoz

Registo: CCPFC/ACC-125922/24

Destinatários: professores dos grupos 230, 420, 520

Validade: 29-04-2027

Curso de Formação presencial

Preço da ação: 75,00 €

Mais informações consulte a brochura aqui.

Pré-inscrição aqui

Nos últimos anos a compreensão dos mecanismos associados à Tectónica de Placas sofreu profundas mudanças. Se até há pouco os Ciclos de Wilson apareciam como as etapas fundamentais, o ciclo dos Supercontinentes começa a impor-se como o grande processo que controla a movimentação das placas tectónicas. Esta mudança de paradigma, permitiu evidenciar relações, até agora insuspeitas, entre os CICLOS TECTÓNICOS e as grandes etapas DA EVOLUÇÃO DA VIDA NA TERRA. Apesar da importância desta nova abordagem e da qualidade e quantidade da investigação que vem sendo feita nesta área, os curricula escolares estão completamente alheios a estas transformações. Torna-se por isso fundamental fornecer formação nestes domínios aos professores, tendo em vista envolve-los no momento emocionante que se vive de descoberta científica. 

O Centro Ciência Viva de Estremoz tem vindo a desenvolver actividades de divulgação científica nesta área, destacando-se a publicação em finais de 2019 do 1º volume da trilogia "Portugal de Antes da História" dedicada precisamente à compreensão dos processos geológicos e em 2023 o 2º volume dedicado à evolução de Portugal no contexto da Cartografia Geológica. Para além disso, desde há alguns anos que este Centro tem dinamizado várias conferências e actividades experimentais sobre esta temática, tendo feita profundas reformulações do seu espaço expositivo, de modo a incluir alguns destes conceitos.

2.

SCHOOL ROCKS; DO CENTRO CIÊNCIA VIVA DE ESTREMOZ À PANGEIA E AO ATLÂNTICO

Data a definir

Registo: CCPFC/ACC-125925/24

Destinatários: professores dos grupos 230, 420, 520

Validade: 29-04-2027

Curso de Formação presencial

Mais informações consulte a brochura aqui.

Os processos geológicos são normalmente ensinados / aprendidos, separando-os dos produtos resultantes dessa dinâmica, ou seja, da formação dos minerais e das rochas. Isto significa que os ciclos tectónico e hidrológico são quase sempre abordados de uma forma independente do ciclo das rochas.

Desde a sua inauguração que o Centro Ciência Viva de Estremoz tem apostado numa estratégia diferente que se reflete, não só na sua exposição interativa permanente, mas também na aposta nas saídas de campo (nos últimos 11 anos orientámos mais de 150 saídas de campo envolvendo mais de 8000 alunos/professores). Esta abordagem permite uma compreensão integrada do funcionamento do nosso planeta que, tendo em consideração os resultados obtidos nos últimos anos, é extremamente vantajosa.

Isto levou-nos a iniciar a publicação da trilogia "Portugal de Antes da História", onde a evolução geológica do nosso país é abordada numa perspectiva dinâmica (em finais de 2019 saiu o 1º volume e em 2023 o 2º volume).

Por outro lado, desde há vários anos que temos desenvolvido uma atividade de grande sucesso de preparação dos alunos para o exame do secundário (a School Rocks), que nos tem sido solicitada que seja alargada aos professores. Esta ação de formação (onde a componente teórica é complementada com um dia de campo) é o resultado desta experiência, pretendendo-se com ela dotar os professores de uma perspectiva abrangente dos processos geológicos que se possa reflectir na sua atividade docente.

3.

CONVERSAS SOBRE O ANTROPOCÉNICO... OLHAR O PASSADO, VER O PRESENTE, PERSPETIVAR O FUTURO

Data a definir

Registo: em processo de acreditação

Destinatários: professores dos grupos 230, 420, 520

Formação presencial

Mais informações em breve.

Até que ponto a actividade humana alterou os equilíbrios naturais do nosso planeta de uma forma tão intensa e duradoura que teremos entrado numa nova época geológica... o ANTROPOCÉNICO?

Nos últimos tempos assiste-se a um enorme debate em torno da dimensão da influência que os humanos tiveram/têm/terão no meio ambiente. Apesar da importância deste debate, pois o que está em causa é o nosso futuro, a desinformação que circula nos órgãos de comunicação social e, principalmente, nas redes sociais, põe em causa o debate esclarecido que se impõe.

Por outro lado, a complexidade do tema obrigando ao cruzamento de saberes e perspectivas, tem levado à proliferação de notícias por vezes contraditórias, que sendo normal em ciência, tem sido aproveitado para a pôr em causa. A confusão daqui resultante, onde aspectos científicos são frequentemente misturados com questões sociais e políticas, não facilita o debate informado imprescindível quando o que está em causa é o futuro da humanidade.

Consciente da importância que a ciência tem neste debate que urge fazer, desde a sua fundação que o Centro Ciência Viva de Estremoz tem vindo a dinamizar muitas dezenas de actividades (incluindo uma exposição permanente) em torno do conceito de SUSTENTABILIDADE-INSUSTENTÁVEL.

Esta acção de formação é proposta perante a necessidade de que as discussões em torno do ANTROPOCÉNICO sejam alicerçadas em bases científicas, pelo que há que dotar os professores dos conhecimentos fundamentais sobre este assunto.

accao-1
accao-2
accao-3
bottom of page