top of page
Desenho Benjamim a ler um livro

A funcionar no Centro de Ciência Viva de Estremoz (CCVEstremoz) desde Janeiro de 2019, e seguindo uma metodologia educativa interdisciplinar, foi desenvolvido, para a Escola Ciência Viva (ECV) do CCVEstremoz, um programa educativo transversal em que os curricula de Língua Portuguesa se fundem com os da Matemática e Estudo do Meio.

O projeto educativo da ECV de Estremoz mantém em execução quatro programas distintos, que as turmas exploram anualmente, durante os quatro anos do primeiro ciclo. Privilegiou-se a leitura como veículo de introdução, de forma mais ou menos explícita, dos conteúdos disciplinares que integram os programas educativos, tendo sido elaborados quatro contos diferentes, um para cada ano de frequência da ECV. As actividades da Escola começam sempre com a apresentação de um capítulo do conto, concebido de forma a abordar as diversas temáticas curriculares selecionadas, sendo esse texto o mote de trabalho para todas as actividades do dia.

A Escola Ciência Viva do CCVEstremoz  aposta assim no crescimento autónomo do saber, promovendo o gosto pela experimentação, leitura, escrita, criatividade, expressão oral e gosto pela CIÊNCIA…

A Escola Ciência Viva é um Projeto Educativo da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica em parceria com o Centro Ciência Viva de Estremoz, a Câmara Municipal de Estremoz e o Agrupamento de Escolas de Estremoz.

Desta parceria geral, resultam ainda parcerias com algumas entidades locais, destacam-se a Polícia de Segurança Pública – Esquadra de Estremoz, Bombeiros Voluntários de Estremoz, GARE - Associação Para A Promoção de Uma Cultura de Segurança Rodoviária e empresas locais.

É um projeto sem fins lucrativos, dotado de um programa de educação científica que transforma o currículo escolar num ambiente de aprendizagem com as características de um Centro de Ciência.

A missão da Escola Ciência Viva é apoiar os estabelecimentos de educação formal na promoção do ensino experimental das ciências e no desenvolvimento da cultura científica e tecnológica, para o exercício de uma cidadania plena e plural.

Como parte do seu Programa Educativo, a Escola Ciência Viva oferece, espaços de interação pessoal e presencial entre os participantes e profissionais de ciência e tecnologia, sob a forma de aulas, cursos avançados ou eventos organizados para o efeito.

Proporciona ainda, a todos, atividades de aprendizagem de acordo com periodicidade, calendário e horário definidos em conjunto com o Agrupamento de Escolas parceiro. 

Objetivos gerais

 

A Escola Ciência Viva do CCVEstremoz concentra os recursos da moderna museologia científica, o trabalho prático e experimental, o ensino não formal e os curricula do 1.º Ciclo do Ensino Básico num “modelo não formal de instituição” que integra, sem barreiras, todas as áreas do saber, os recursos culturais, empresariais e sociais da região.

Aposta-se assim no crescimento autónomo do saber, promovendo o gosto pela experimentação, leitura, escrita, criatividade, expressão oral e gosto pela CIÊNCIA.

Destacam-se como objetivos gerais:

  • Implementar um projeto educativo transversal que integre todas as áreas curriculares do 1.º Ciclo;

  • Cooperar com os professores na prática da flexibilização da gestão curricular;

  • Privilegiar a utilização do método científico na resolução de problemas;

  • Proporcionar situações de aprendizagens significativas e contextualizadas;

  • Fomentar o crescimento autónomo desenvolvendo competências ao nível do saber, do saber-fazer e do saber-estar.

 

Para a elaboração do projeto educativo da ECV-CCVEstremoz foi realizada uma análise minuciosa das temáticas abordadas nas diversas disciplinas curriculares do primeiro ciclo e criaram-se diversas atividades que integrassem de forma transversal o Estudo do Meio com as restantes áreas do saber.

A maioria das turmas que frequentam a nossa escola são mistas, por isso houve a necessidade de adequar todas as atividades realizadas a todos os anos do primeiro ciclo. Para tal foi implementada uma abordagem “vertical” dos temas curriculares, de forma a que os alunos dos 1.º aos 4.º anos conseguissem, em simultâneo, participar nas atividades, possibilitando assim uma expansão dos seus saberes de acordo com as sua capacidade, maturidade e interesse.

A contextualização das atividades da nossa escola é conseguida através de contos, um para cada ano: “O Moinho da Meia Porta e o Casaco da Cor da Lua”; “Se Queres  Mesmo Saber eu dou-te uma Pista”; “Há Flamingos no Sótão…”; “Visita de Estudo com Destino a …” elaborados pela equipa do CCVEstremoz. A sua escrita obedeceu a um estudo seletivo e pormenorizado dos curricula relativos ao 1.º Ciclo e, ao longo das histórias, são abordados pelas personagens, diversas temáticas que podem depois ser exploradas.

bottom of page